Todos os Pianos do Mundo

Maestro Mello é o patrono do Pianístico 2021

O festival que planeja transformar Joinville na capital do piano reverencia, na edição deste ano, um dos mais aplaudidos músicos da região. Gaúcho de Rio Grande, joinvilense de coração, o pianista e acordeonista José Mello será o patrono do Pianístico 2021. “A homenagem é uma forma singela de aplaudirmos a atuação do maestro Mello, como incentivador da música e dos artistas joinvilenses, com sua banda e em diferentes iniciativas culturais”, afirma Albertina Tuma, coordenadora geral do Pianístico.

Cidadão honorário da cidade em que escolheu viver em 1980, Mello é empresário e engenheiro de formação, além de músico, desde criança. Ele é muito conhecido no meio empresarial joinvilense, mas é no meio cultural que costuma melhor se definir: “Minha música é regida pelo coração”. Para ele, essa é uma manifestação divina, que “transforma a alegria em tristeza, a tristeza em alegria – é a magia de tudo”.

José Mello tem uma trajetória artística singular: além de diversos shows e espetáculos especiais – como os que protagonizou ao lado de Jeff Keller, “O Fantasma da Ópera”, e da cantora Márcia Mell, com quem fez turnês por todo o país –, o maestro pode se orgulhar de ter aberto espaço para inúmeros artistas joinvilenses e de ter tido a iniciativa de promover quatro edições do Concordeon, o Festival de Acordeon, quando trouxe a Joinville o francês Richard Galliano, considerado o maior acordeonista do mundo.

O Pianístico 2021 ocorre de 15 a 19 de setembro, reunindo alguns dos principais pianistas da atualidade, em espetáculos no Teatro Juarez Machado, na Sociedade Harmonia-Lyra e no Shopping Mueller. Também serão realizados cursos e workshops, todos com acesso gratuito. A programação completa será anunciada no início de agosto.