Todos os Pianos do Mundo

Pianístico 2020

O mundo foi duramente impactado, neste 2020, e nos transformou. Nada será feito da mesma maneira, depois da pandemia da Covid 19, que nos sequestrou muitas vidas e, principalmente, esperança. Vivemos, hoje, em um mundo diferente, um tempo que a história moderna vai certamente apontar como um marco divisório para toda a humanidade. Ainda vai demorar para que as pessoas possam voltar a se cumprimentar livre e afetivamente. Carinhoso e muito espontâneo, o brasileiro se ressentiu muito, nesses tempos de distanciamento. Entre as tantas mudanças que estão acontecendo, o que se convencionou chamar de “novo normal” passa, necessariamente, pelos encontros digitais. E então, por um esforço muito grande de toda a equipe responsável pelo evento, que chega à terceira edição, viabiliza-se o Pianístico de Joinville 2020, uma maneira , não apenas de resistir, mas a forma mais poética de seguir dizendo sim à vida. Mais do que o grande evento que encerra um ano tão difícil, trazemos à maior cidade de Santa Catarina uma oportunidade de renovar a esperança e a fé na arte, na beleza, na música em sua completude.

Em formato diferenciado – com apresentações presenciais, seguindo todas as regras estabelecidas pela saúde pública –  drive in e lives de diversas partes do país e do mundo, o Pianístico 2020 acolhe o desafio de fazer, da arte, a melhor forma de sobrevivência. Os pianos desta edição vão seguir visitando os mais diversos estilos musicais – e renomados mestres também vão compartilhar seu conhecimento em workshops e minicursos.

A Comissão Central Organizadora do evento é presidida por Carlos Branco, da Branco Produções, de Porto Alegre. A coordenação geral é da produtora Albertina Tuma, criadora do Festival de Dança de Joinville e nacionalmente reconhecida por sua atuação no setor cultural. Na coordenação técnica e pedagógica estão as professoras Patrícia Sirydakis Macedo e Karina Menezes. Na assessoria geral, Joseane Steffen.

A patronesse deste evento é Ivete Appel da Silveira, viúva do ex-governador, ex-prefeito e ex-ministro Luiz Henrique da Silveira. Apreciadora fiel da arte musical em geral – e do piano, em particular –, Ivete tem sido dedicada colaboradora desde a primeira edição.

Importante, ainda, registrar o relevante papel do Conselho do Pianístico, integrado por empresários, diretores de escolas de música, lideranças da área cultural e representantes de veículos de comunicação, e que atua firmemente em apoio ao evento.

Reverência e agradecimento especial aos patrocinadores e apoiadores que entenderam a importância desta iniciativa, não apenas na promoção da cultura, na disseminação da arte, mas também ajudando as pessoas, público e artistas, a superar, com beleza e sensibilidade, este período tão triste e complexo.

Ao resgatar a magia da música, o Pianístico 2020 traz a Joinville uma programação rica, eclética, que prioriza a beleza da arte musical a partir do piano, em suas mais diversas formas e expressões: a mais bela maneira de evidenciar que como a vida, a arte continua a insubstituível fator de comunhão da humanidade.