O Pianístico deJoinville chega à sexta edição prometendo fazer vibrar, mais uma vez, a maior cidade catarinense. A maratona musical terá seis dias de duração – de 19 a 24 de setembro –, distribuída em sete palcos, além de estabelecimentos comerciais, como restaurantes, lojas e padarias, com a ação intitulada Pianos pela Cidade.
O viés pedagógico também figura no roteiro, por meio de workshops, cursos e atividades para crianças, em escolas municipais. De ponta a ponta, o acesso é gratuito – em breve, mais informações sobre a liberação dos ingressos.
Já na abertura, dia 19, um dos nomes mais reconhecidos do jazz brasileiro, Amaro Freitas, exibe sua arte – consagrada mundo afora, sobretudo por traduzir ritmos nordestinos, como o frevo, o baião e o maxixe, para a linguagem jazzística.
Outro dos mais celebrados nomes da nova geração de jazzistas brasileiros, o carioca Jonathan Ferr traz a Joinville o conceito de música medicinal. E apresenta, em seu álbum Cura, a proposta de um verdadeiro mergulho profundo no desconhecido – em canções que buscam curar por meio dessa experiência.
Atração das mais aguardadas desta edição do Pianístico, o Amal Piano Duo, formado em 2008 pelo judeu Yaron Kohlberg e pelo árabe Bishara Haroni, estreou em 2008, na Opera House, em Oslo, Noruega, exibindo um excelente resultado musical, além de uma mensagem de paz e amizade.
Como já se tornou tradicional, o Pianístico realiza ações em paralelo: os cursos e workshops, e as ações batizadas de Pianos pela Cidade e Pianístico nas Escolas.