Sandra Mohr

26/09 – 19h | Rooftop Rolf Colin

26/09 – 14h | Workshop – Casa da Cultura Fausto Rocha Junior

Atualmente, residente em Joinville, Sandra Mohr é pianista e compositora, com 80 peças escritas somente para piano solo. Em 2012, realizou a turnê sul-brasileira “Gênios Românticos” e, em 2013, estreou na Europa com recital em comemoração ao ano Brasil-Alemanha. Recentemente, teve uma obra premiada na XXV Bienal de Música Brasileira Contemporânea no Rio de Janeiro e, em 2019, foi homenageada como compositora no Concurso de Piano Cora Pavan Capparelli – Uberlândia – MG. Em fevereiro de 2024, se deu a estreia mundial de sua obra Liberdade e o Dragão do Mar, pela Orquestra Sinfônica Nacional de Cuba, sob direção do maestro Cláudio Ribeiro. Nesse mesmo ano, Sandra estreou nas plataformas digitais com o álbum autoral Origens, e lançou dois singles como intérprete: a Consolação no. 3 de Liszt, e a Balada de Debussy, e mais dois singles como compositora: Balada, e Florescer.

Em 1836, o compositor polonês Frédéric Chopin apresentava a Balada Op. 23 No. 1 por diversas cidades da Europa. Sua primeira balada não seguia nenhuma forma conhecida na música até então. Ela evocava imagens e ideias na mente do ouvinte, cuja narrativa musical determinava a estrutura da peça. Surgia naquele momento um novo gênero musical, que viria a se consolidar no repertório pianístico, inspirando a criação de diversas baladas para piano entre seus contemporâneos e os compositores que se seguiram.

 

PROGRAMA

Frédéric Chopin (1810 – 1849)

Ballade Op. 23 n. 1

Charles Stanford (1852 – 1924)

Ballade Op. 170

Claude Debussy (1862 – 1918)

Ballade

Cécile Chaminade (1857 – 1944)

Ballade Op. 86

Johannes Brahms (1833 – 1879) 

Ballade Op. 10 n. 1

Sandra Mohr (1978)

Balada

Frédéric Chopin (1810 – 1849)

Ballade Op. 52 n. 4


19/09 – 8:30 pm | Sociedade Harmonia Lyra

One of the most acclaimed contemporary Brazilian instrumentalists, with many concerts in theaters and festivals in Brazil and abroad, such as Lincoln Center, in New York, Montreaux Jazz Academy, in Switzerland and Jazzahead in Bremen, Germany (2023), Amaro Freitas brings his solo concert to the opening night of Pianístico de Joinville. He was born in the outskirts of Recife, he learned music during his teenage years, in the evangelical church. He won a scholarship to study at the Conservatório Pernambucano de Música, as a student of Rafael Vernet. In 2016, Amaro Freitas released his debut album, “Sangue Negro”. In 2018, he was invited by singer Lenine to be part of the CD “Lenine em trânsito”, playing piano in the song “Lua candeia”. In the same year his album “Rasif” was released by the English label “Far Out Recordings”, which incorporates rhythms such as Frevo, Afrojazz, Maracatu, Coco and Baião. Still in 2018, he was part of “Brasil Music Exchange” – Música & Artes (BM & A). In 2020, he recorded with Milton Nascimento and Criolo the songs “Cais” e “Não existe amor em SP” and with Milton and the Saint Petersburg Philharmonic Orchestra a version of the song “Drão”. In 2021, his album “Sankofa” was released by the English label “Far Out Recordings”. His work incorporates to the Jazz language, sounds and references from Brazilian Popular Culture, in addition to rhythmic elements of African music.