27/09 – 20h30 | Teatro Juarez Machado
O projeto MultiPiano foi lançado em 2011 pela Escola de Música Buchmann–Mehta, uma instituição conjunta da Universidade de Tel Aviv e da Orquestra Filarmônica de Israel. O conjunto já se apresentou em quatro continentes, do Beijing Concert Hall e do Teatro Colón de Buenos Aires ao Merkin Concert Hall de Nova York, em Londres, Berlim, Frankfurt, Tel Aviv, Riga e Tallinn, colaborando com orquestras, como a Royal Philharmonic Orchestra, Berlin Radio Symphony Orchestra (RSB), English Chamber Orchestra, Mozarteum Argentino, Israel Philharmonic Orchestra entre outros. Apresentou-se nos festivais de música de Taipei, Xiamen, Ottawa, Baltic Sea, Hualien, Tel Aviv e Jerusalém, bem como em redes de televisão e rádio em todo o mundo. Em 2015, o MultiPiano recebeu o prêmio do Ministério da Cultura de Israel de “Melhor Conjunto de Câmara Israelense”.
O grupo lançou pela Hyperion Records – “Mozart: The complete MultiPiano concertos” (2021), com a English Chamber Orchestra e pela Naxos (2022), com a Royal Philharmonic Orchestra, obras de Shostakovich, Martin e Levanon e Poulenc. O conjunto fez extensas turnês pela América do Norte, Extremo Oriente, América do Sul e Europa.
Apresentou o recém-descoberto Duo concertante de Mendelssohn, Variações sobre a “Preciosa” de Weber para dois pianos e orquestra WoO25 (1833) com a Orquestra Sinfônica de Israel, a versão orquestral do Rondo de Chopin em Dó maior, Op. 73 com a Orquestra Sinfônica de Jerusalém, a estreia da Petite Symphonie Concertante de Frank Martin para três pianos e duas orquestras de cordas com a Israel Camerata Jerusalém, bem como encomendas dos compositores Aryeh Levanon e Oded Zehavi. Em 2018, o conjunto apresentou uma nova versão de The Planets de Holst para piano e conjunto de percussão, no Merkin Concert Hall em Nova York. Em 2022, o conjunto colaborou com a Orquestra Sinfônica da Rádio de Berlim na gravação de obras de Mendelssohn, Schubert-Liszt e Moscheles. O quarteto é formado pelo seu mentor Tomer Lev, Berenika Glixman, Nimrod Haftel-Meirie e Lior Lifshitz.
PROGRAMA
Bach – Vivaldi (1685 – 1750) – (1678 – 1741)
Concerto in A minor for 4 Keyboards, BWV (1065)
- Allegro – II. Largo – III. Allegro
Versão para 2 pianos em 8 mãos por Tomer Lev
- A. Mozart (1756 – 1791)
Larghetto & Allegro, para 2 Pianos (1781)
Completado por Tomer Lev a partir de um fragmento original
- Rachmaninoff (1873 – 1943)
“Romance” & “Waltz” (1895) para piano a 6 mãos
Felix Mendelssohn-Bartholdy (1809 – 1847)
Octet in E flat major, Op. 20 (1833)
Versão do compositor para dueto de pianos, expandida para 2 pianos em 8 mãos
19/09 – 8:30 pm | Sociedade Harmonia Lyra
One of the most acclaimed contemporary Brazilian instrumentalists, with many concerts in theaters and festivals in Brazil and abroad, such as Lincoln Center, in New York, Montreaux Jazz Academy, in Switzerland and Jazzahead in Bremen, Germany (2023), Amaro Freitas brings his solo concert to the opening night of Pianístico de Joinville. He was born in the outskirts of Recife, he learned music during his teenage years, in the evangelical church. He won a scholarship to study at the Conservatório Pernambucano de Música, as a student of Rafael Vernet. In 2016, Amaro Freitas released his debut album, “Sangue Negro”. In 2018, he was invited by singer Lenine to be part of the CD “Lenine em trânsito”, playing piano in the song “Lua candeia”. In the same year his album “Rasif” was released by the English label “Far Out Recordings”, which incorporates rhythms such as Frevo, Afrojazz, Maracatu, Coco and Baião. Still in 2018, he was part of “Brasil Music Exchange” – Música & Artes (BM & A). In 2020, he recorded with Milton Nascimento and Criolo the songs “Cais” e “Não existe amor em SP” and with Milton and the Saint Petersburg Philharmonic Orchestra a version of the song “Drão”. In 2021, his album “Sankofa” was released by the English label “Far Out Recordings”. His work incorporates to the Jazz language, sounds and references from Brazilian Popular Culture, in addition to rhythmic elements of African music.