28/09 – 19h30 | Teatro Juarez Machado
Claude Bolling (1930–2020) foi um pianista, compositor e arranjador francês que, aos 14 anos, já tocava profissionalmente com importantes nomes do jazz, como Lionel Hampton, Roy Eldridge e Kenny Clarke. Seu nome ganhou projeção mundial a partir da colaboração com o renomado flautista clássico Jean-Pierre Rampal. Em 1975, os dois lançaram a Suíte para Flauta e Jazz Piano, obra que se tornou um enorme sucesso e marcou a história da fusão entre música erudita e jazz. O êxito da primeira suíte inspirou o violonista Alexandre Lagoya — parceiro frequente de Rampal e admirador do jazz — a desafiar Bolling a compor uma suíte jazzística para violão, flauta e trio de jazz. O desafio foi aceito e, em 1980, o quinteto formado por Rampal (flauta), Lagoya (violão), Bolling (piano), Niels-Henning Ørsted Pedersen (baixo) e Daniel Humair (bateria) lançou a Suíte Picnic, que, assim como a anterior, conquistou grande sucesso de público e crítica. Catarina Domenici é pianista, compositora, pesquisadora e educadora. Professora titular do Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuou também como docente na Eastman School of Music. Possui bacharelado em Piano pela UNESP, mestrado e doutorado pela Eastman School of Music, além de estágio de pós-doutorado na University at Buffalo. Sua carreira inclui apresentações em diversos festivais de música contemporânea e uma consistente produção discográfica: são 18 CDs dedicados a obras contemporâneas e 3 álbuns digitais com composições autorais. Ayres Potthoff é graduado em Flauta pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestre em Flauta pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É um dos fundadores da Associação Brasileira de Flautistas e atuou como organizador dos Festivais Internacionais de Flautistas realizados no Rio de Janeiro e em Porto Alegre. O contrabaixista Everson Vargas é natural de Porto Alegre, e graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Metodista (IPA). Atua como professor, arranjador, compositor e produtor, além de participar regularmente de shows, gravações e projetos musicais diversos. O baterista Ricardo Arenhaldt é formado em Licenciatura em Música pela Faculdade IPA (2005). Ao longo de sua trajetória, realizou turnês internacionais, apresentando-se em países como Alemanha, Portugal, Espanha, França, Áustria, Argentina e Uruguai. Seu trabalho foi reconhecido com três Prêmios Açorianos de Música, recebidos nas edições de 1995, 2002 e 2005.
PROGRAMA
Claude Bolling (1930 – 2020)
Suíte para Flauta e Jazz Piano
Baroque and Blue
Sentimentale
Javanaise
Fugace
Irlandaise
Versatile
Veloce
19/09 – 8:30 pm | Sociedade Harmonia Lyra
One of the most acclaimed contemporary Brazilian instrumentalists, with many concerts in theaters and festivals in Brazil and abroad, such as Lincoln Center, in New York, Montreaux Jazz Academy, in Switzerland and Jazzahead in Bremen, Germany (2023), Amaro Freitas brings his solo concert to the opening night of Pianístico de Joinville. He was born in the outskirts of Recife, he learned music during his teenage years, in the evangelical church. He won a scholarship to study at the Conservatório Pernambucano de Música, as a student of Rafael Vernet. In 2016, Amaro Freitas released his debut album, “Sangue Negro”. In 2018, he was invited by singer Lenine to be part of the CD “Lenine em trânsito”, playing piano in the song “Lua candeia”. In the same year his album “Rasif” was released by the English label “Far Out Recordings”, which incorporates rhythms such as Frevo, Afrojazz, Maracatu, Coco and Baião. Still in 2018, he was part of “Brasil Music Exchange” – Música & Artes (BM & A). In 2020, he recorded with Milton Nascimento and Criolo the songs “Cais” e “Não existe amor em SP” and with Milton and the Saint Petersburg Philharmonic Orchestra a version of the song “Drão”. In 2021, his album “Sankofa” was released by the English label “Far Out Recordings”. His work incorporates to the Jazz language, sounds and references from Brazilian Popular Culture, in addition to rhythmic elements of African music.