Quartetos, trios, duos e solos de artistas vindos de vários países se reúnem nos palcos de Joinville
Já são oito anos em que o som do piano transforma a maior cidade catarinense, na chegada da primavera. A nova edição do festival Pianístico de Joinville – Todos os Pianos do Mundo terá, mais uma vez, a presença vibrante de grandes nomes do instrumento no cenário brasileiro e internacional, prometendo experiências musicais inesquecíveis. O festival se consagra no calendário cultural brasileiro como um dos mais importantes do gênero na América do Sul.
O Pianístico, que nasceu por iniciativa dos produtores Carlos Branco e Albertina Tuma e do grande pianista brasileiro Miguel Proença, consolida-se como uma perfeita mescla de ritmos, gêneros e tendências, numa diversidade abrangente, reunindo artistas de diversos estilos e países, em apresentações por toda a cidade. Além dos palcos tradicionais, o festival se estende a vários estabelecimentos comerciais que ajudam a acolher e a divulgar a arte do piano.
Mas o compromisso do festival também se estende à formação e à educação musical. Seja na série de workshops com os músicos convidados, versando sobre temas como o processo criativo dos arranjos, a experiência de tocar em grupo ou como elaborar um recital de piano, seja na ação denominada “Pianístico nas Escolas” que leva apresentações também a instituições municipais de ensino.
Durante exatos seis dias, os apaixonados pela arte do piano têm acesso, mais uma vez, a uma série de concertos com as mais brilhantes estrelas brasileiras e internacionais. A iniciativa tem patrocínio, apoio e reconhecimento de diversas empresas catarinenses e o engajamento ativo da comunidade.