Pianos que encantam

7º Pianístico vai encantar Joinville

Consolidado como um dos mais importantes festivais da América Latina dedicados ao piano, o festival Pianístico chega à sétima edição, trazendo artistas de primeira linha para encantar o público. O encontro musical criado em 2018 abriu uma nova vertente no calendário cultural da maior cidade catarinense, reconhecida internacionalmente pelo Festival de Dança. Por seis dias, entre 24 e 29 de setembro, os acordes do piano sobem ao palco, em teatros e outros espaços públicos, com ampla programação. O acesso, mais uma vez, é gratuito – ingressos, mediante reserva, estarão disponíveis em breve. Como contrapartida social, o festival leva um espetáculo exclusivo para estudantes da rede pública municipal, na ação intitulada “Pianístico nas Escolas”.

“Teremos a aplaudida mescla de artistas brasileiros e internacionais, e a reunião dos mais diferentes gêneros e estilos, que já caracterizam o nosso festival”, afirma o diretor artístico Carlos Branco, presidente da comissão central organizadora. Do elenco de pianistas anunciados, Branco chama atenção para a presença de dois nomes da cena erudita internacional, que se apresentam em turnês e festivais por todo o mundo: o duo a quatro mãos dos espanhóis Carles e Sofia e o consagrado pianista britânico Peter Donohue. Outro destaque é a cubana Marialy Pacheco, estrela do jazz mundial. “Do exterior, teremos ainda o tango de Pablo Fraguela e a incrível sensibilidade de Fernanda Morello, ambos argentinos, e o pianista paraguaio Oscar Aldama. E do Brasil, a reunião de alguns dos melhores pianistas da atualidade, que vão do erudito ao jazz e à MPB, como Anette Camargo, Clélia Iruzun, Deangelo Silva, Heloísa Fernandes, Luiz Gustavo Zago, Marcelo Galter, Yves Tanuri e Zé Manoel.”

Albertina Tuma, diretora geral, salienta que o slogan desta edição, “Pianos que encantam”, reflete não apenas a excelência artística do festival, mas seu compromisso em inspirar e emocionar o público. “Os apaixonados pela arte do piano podem se preparar, mais uma vez, para uma série de concertos irretocáveis e inesquecíveis, com grandes estrelas brasileiras e internacionais”, antecipa a produtora. “Nada disso seria possível sem o apoio das empresas catarinenses e o engajamento ativo da comunidade, que têm sido parceiras fundamentais desde o início.”Neste ano, a organização reativa o Conselho do Pianístico, um órgão consultivo que visa fortalecer ainda mais o impacto cultural do evento.

Na linha que orienta o projeto, o caráter didático será garantido com a realização de sete workshops, nos quais alguns dos pianistas convidados para o festival compartilham seus conhecimentos com músicos e professores locais. Na programação, temas como o piano no tango, na MPB e no  jazz, e o processo criativo nas linguagens musicais de gêneros latino-americanos. Apostando na educação musical das novas gerações, o Pianístico leva o espetáculo infantil “Solano, o Piano”, com a pianista Naara Santana e o ator Luan Cordeiro, às escolas Monsenhor Sebastião Scarzello, no bairro Itaum, e Arinor Vogelsanger, na Vila Nova. As apresentações serão nos dias 20 e 23 de setembro.