O Pianístico de Joinvile – Todos os Pianos do Mundo já pode ser considerado o mais importante festival de pianos da América do Sul e um dos mais importantes de música do país.
Reunindo diferentes gêneros e estilos e grande ênfase na programação didática, que atende desde crianças das redes municipais de ensino até profissionais da música, o festival transforma Joinville na capital do piano. A cidade, que se notabilizou por seu festival de dança, agora tem no piano seu outro atrativo cultural e turístico.
Sua primeira edição, em 2018, já mostrava que o festival vinha para fazer história e contribuir para transformar Joinville na capital cultural do sul do país, ao lado do Festival de Dança e do Teatro Bolshoi no Brasil.
A primeira edição contou, ainda, com a participação do renomado pianista Miguel Proença, com larga atuação no cenário musical e como diretor artístico de diversas instituições. Miguel não está mais a frente do projeto porque assumiu o cargo de Presidente da Funarte e, após deixar este cargo, outras funções de grande importância.
Setembro de 2019 marcou a segunda edição, que repetiu o sucesso da primeira edição se repetiu, com grande presença de público, ampla repercussão na imprensa do estado de Santa Catarina e veiculações em TVs nacionais, presença de muitos turistas na cidade de Joinville e a atuação de pianistas brasileiros e internacionais de grande qualidade.
A terceira edição, realizada em dezembro de 2020, no momento em que o Brasil e o Mundo viveram a pandemia de Covid 19, mostrou outras formas de proporcionar a arte, com cursos e workshops com presença de público, apresentações de grande sucesso no sistema drive in – onde o público pode apreciar os shows de dentro de seus veículos, além de apresentações ao vivo, transmitidas do exterior e da própria cidade de Joinville para todo mundo, pela internet. A adesão de público de diferentes estados brasileiros e de diferentes países mostrou o acerto na transmissão pela internet, que permaneceu nas edições seguintes do festival. Toda a programação levou em conta rígidos protocolos de saúde, determinados pelas autoridades municipais e estaduais, garantindo a segurança necessária aos artistas, produtores, equipe, público presente e demais envolvidos.
Na quarta edição, realizada em 2021, a volta de parte do público premiou mais esta realização. Foram shows, concertos, palestras e workshops, em formato hibrido, com público presencial e transmissões online, reunindo novamente os principais nomes do piano mundial. Apesar de algumas restrições em termos de capacidade, o festival foi um grande sucesso novamente.
A quinta edição programada para setembro de 2022, teve que ser reagendada para março deste ano, por uma série de questões burocráticas. O festival retornou, então, em sua plenitude, com capacidade máxima, incluindo quatro apresentações na Praça Dario Salles, com expressivo público, além de todos os shows, concertos, workshops e palestras realizados em outros espaços da cidade.
Em suas cinco primeiras edições, o Pianístico reuniu números muito expressivos:
– mais de 370 horas de música;
– quase 100 pianistas de várias partes do mundo;
– público de mais de 80.000 pessoas, entre presencial e online;
– palestras sobre história da música que deverão chegar em 2023 a mais de 8 mil crianças das redes públicas de ensino de Santa Catarina, somando todas edições;
– pianos espalhados por toda cidade;
– quase 6 milhões de reais em mídia espontânea;
– o relatório de clipagem das cinco edições contém mais 1.700 páginas, reunindo registros de rádio, jornais, revistas e web, com mais de 3 horas de televisão, em redes estaduais e nacionais. Cerca de 1.500 noticias em mais de 170 diferentes veículos, reproduzidos em mais de 280 dias.
Estas 80.000 pessoas estiveram presentes nos concertos, shows, cursos e palestras realizadas em teatros, escolas municipais, praças, shopping centers, restaurantes, galerias de arte, livrarias, confeitarias e escolas de música ou acompanharam as muito concorridas lives realizadas nas edições de 2020 e 2021. Com mais de 140 mil visualizações, as lives descortinaram um novo universo e um novo público, atraindo também o olhar de diferentes povos para a cidade de Joinville e o Estado de Santa Catarina.
Grandes nomes da música nacional e internacional estiveram presentes nessas cinco edições. Nomes consagrados de países, como Ucrânia, Letônia, Holanda, Uzbequistão, Suécia, Lituânia, Rússia, Alemanha, Espanha, Israel, Estados Unidos, Nicarágua, Itália, Argentina e China, estiveram ao lado dos mais importantes pianistas brasileiros, em espetáculos que vão do clássico ao popular, passando por gêneros como o jazz, o blues e a música instrumental brasileira das mais diferentes épocas, enchendo de sons a cidade.
Todo este sucesso promete se repetir nesta segunda edição de 2023, quando em setembro Joinville sediará a sexta edição do mais importante festival de pianos da América do Sul, com a presença de público em todas suas atividades.
O festival está associado a dois pilares da área cultural que vêm trabalhando em sua consolidação:
Albertina Tuma, produtora cultural, é internacionalmente conhecida por sua marcante atuação no cenário cultural e artístico – e muito especialmente, desde 1983, quando ao lado do bailarino Carlos Tafur, criou o Festival de Dança de Joinville, evento que projetou a cidade de Joinville para o mundo, e que este ano chega a sua 40ª edição. A dedicação e brilhante trajetória da produtora a credenciaram para receber o prêmio Mambembe de 1988, no Rio de Janeiro, além da Medalha do mérito artístico da dança, concedido pelo CBDD, Conséil Internacional de La Dança – órgão ligado à UNESCO. Recebeu também homenagens no Teatro Municipal de São Paulo em 2000, e na cidade de Joinville. É autora do projeto “Perfil Empresarial Cultural” que culminou na criação do Coral Ciser Show, que completou 26 anos em maio de 2023, e ao longo deste período produziu diversos musicais, que transpuseram as fronteiras do estado. O espetáculo mais recente espetáculo foi o musical “Num Mundo Novo… Somos todos iguais”, sucesso de público e critica.
A Branco Produções, empresa com mais trinta anos de atuação em toda América do Sul, já produziu os principais nomes da cultura brasileira e diversos nomes da música e da dança mundial e tem em seu currículo mais de 4.000 eventos produzidos. Por suas inúmeras realizações, foi agraciado, no ano de 2010, com o Prêmio Açorianos Menção Especial, o mais importante prêmio da música no estado do Rio Grande do Sul. Seu diretor, Carlos Branco, foi curador e produtor de algumas das principais instituições culturais do país, como Santander Cultural, Teatro CIEE, Teatro do Sesi de Porto Alegre,SESI Nacional, Museu do Estado de Pernambuco e o Instituto Ling. Em 2018, foi o único produtor musical brasileiro convidado para a Feira Internacional de Música de Buenos Aires e, em 2023, foi curador internacional da Jazzahead, maior feira e festival mundial de jazz, realizado anualmente em Bremen, na Alemanha.